sábado, 29 de junho de 2013

O incógnito Ponto A

Apesar de toda a fama e divulgação de que goza o ponto G, existe um outro ponto que leva uma vida discreta um pouco mais acima na vagina. Ele é conhecido na zona como o Ponto A.

O Ponto A, também conhecido pelas iniciais de AFE de Anterior Fornix Erogenous zone ( Fornix é a expressão latina para Forno; sugestivo, não é? ) é uma zona erógena que se situa na parede anterior, que é como quem diz do lado da barriga, da vagina, junto à cervix ou entrada do útero. É identificado pelo tacto com uma pequena prega ou cavidade imediatamente antes da entrada do útero.

Como uma imagem vale mil palavras, segue-se um belo diagrama retirado da Anatomia de Grey (o livro, não a série):



Este ponto, quando estimulado com os dedos com um movimento de "vem cá", é tipicamente utilizado para conseguir uma lubrificação rápida da vagina, sendo utilizado terapeuticamente para casos de falta de lubrificação vaginal ou em qualquer outra situação em que se pretenda uma lubrificação rápida da vagina sem preliminares, mas também para a obtenção de orgasmos intensos e prolongados, à semelhança do que acontece com o ponto G.

Pensa-se que a adicional lubrificação se deve a um redireccionamento das secreções ejaculatórias da glândula de Skene, típicas da estimulação do ponto G, mas ainda não existe confirmação científica para este facto.

O que parece já estar confirmado é que uma estimulação diária de cerca de 10 minutos deste ponto permite à mulher obter lubrificação e orgasmos consistentes, mesmo sem quaisquer preliminares.

Apesar de todas as vantagens deste ponto, tenho que deixar aqui uma ressalva. O ponto A, tal como o ponto G, são pontos de estimulação física, mas não há nada mais erógeno numa mulher do que o seu cérebro. Por isso a eficácia destes pontos irá variar bastante com a capacidade do homem (ou mulher) de excitar a sua companheira com todos os jogos deliciosos que temos à nossa disposição.

O ponto A, tal como o ponto G, não deve ser um convite à preguiça.